Pular para o conteúdo principal

I Mostra Arte Infantil - curso que criei junto a SECULT desde 2007

A I Mostra de Arte Infantil reúne mais de 60 trabalhos, releituras de obras de Tarsila do Amaral

As obras de uma das mais importantes artistas do Movimento Modernista retratadas por um olhar infantil... Quadros pintados por Tarsila do Amaral serviram de inspiração para as crianças que participam de um curso na Estação das Artes. Ao todo, são 66 obras que estão expostas no saguão do Paço Municipal. A I Mostra de Arte Infantil vai até dia 29 de fevereiro, sempre das 8 às 17 horas, horário normal de expediente da Prefeitura.
A idéia de fazer a releitura das obras de Tarsila partiu da professora Daniela da Guarda."Começamos aprendendo a história da arte e fazendo com que os alunos reproduzam as telas desses grandes pintores faz parte do projeto", explica. Os alunos usaram a técnica de guache sobre tela, ideal para esta idade, pois os artistas têm de 7 a 12 anos.
Ao mesmo tempo em que conheceram mais sobre a vida e a carreira de Tarsila, os pequenos experimentaram, na prática, as emoções e dificuldades que a artista teve na hora de elaborar cada tela. A exposição recebeu o nome de "Tarsila Sol Poente". Nos quadros, esses meninos e meninas retratam com olhar ingênuo a fase "Pau Brasil" da artista. São pinturas de paisagens de campo, trenzinhos, o dia a dia da fazenda... mostrando a realidade caipira do Brasil.
Tarsila do Amaral - No mês em que se relembra a tão importante Semana de Arte Moderna de 1922, é impossível não falar de Tarsila do Amaral. A artista foi uma das mais expressivas do Movimento Modernista, que mudou completamente o panorama das artes plásticas, arquitetura, literatura e dramatrugia no Brasil. Na fase "Pau Brasil" retratada nesta exposição pelos alunos, Tarsila cria o conceito de brasilidade, usando cores quentes, ou "caipiras", mostrando temas do cotidiano de sua infância e adolescência, vividas nas fazendas.
 Curso de Arte Infantil - Ministrado na Estação das Artes, o curso oferece aulas de desenho a crianças de 7 a 12 anos. A meninada tem iniciação em técnicas de desenho usando materiais como lápis grafite, lápis de cor, canetinhas e tinta guache, pintura em painéis e telas, técnica de enquadramento de desenho, ampliação e redução, introdução à história da arte com elaboração de releitura de obras dos artistas. A Estação das Artes fica na av. 9 de Abril, 1208. O telefone é o 3361-6937.

Serviço
I Mostra de Arte Infantil
De 25 a 29 de fevereiro
Das 8 às 17h
Local: saguão do Paço Municipal
Praça dos Emancipadores, s/nº
entrada gratuita



Departamento de Imprensa
20080225 – Secult – Mostra Arte Infantil inicio – mm (Graf/cult)
Fotos - Aderbau Gama/PMC - FOTO 01   FOTO 02

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ÁLBUM DE FAMÍLIA

ÁLBUM DE FAMÍLIA O lado externo da Casa da Vó Maria, homens da casa! Dia de Festa!  Meu aniversário! Lucas, à esquerda, querido ajudante do Depósito e da Casa da Vó, Samuel, outro amigo e ajudante do comércio, Tio Ivo, alegre e solto, sentado no tanque de roupas, Tio Marcelo agachado, fazendo charme, ao fundo Tio João Batatão, zoando e a criança na porta, o observador  Kakito! Ano: 1975 - CUBATÃO-SP  Av. 09 de Abril -  morada dos  Da Guarda. À  frente do fogão à lenha, lembro do cheiro e do paladar das sopas: meu pai Luiz e minha mãe Rosa, grávida da Débora. Tio Edson (Padre), Tio Edu, fazendo chifres na Tia Luzia, e as crianças da esquerda para direita: Rosana, Maria Rosa, Luciane e Suellen. Viva meu aniversário de 01 ano!   

Boomerang

Efeito bommerang. Sim, ele vem.... zummmmmm....zazzzzzzz!!!! Ou como preferir, tudo vem à cavalo... pocotó pocotó! E não é príncipe não, pelo menos no meu caso. É cada sapão! Sapo do coacho grande.....uebé uebé! Beijei sapo. Caí na lagoa. Não me afoguei, soube nadar. Cá estou. Caí feito pata, quá quá! Quem nunca? Pior quem ficou 03 décadas. Entorpecida, dopada, chaminé e vidrada na bufunfa efêmera enquanto tudo afunda... quem nunca? ACORDA! Dê corda no seu relógio....blém blim blom! Haja rim, haja estômago, haja fígado para tanto #cheers e o Unicórnio surgindo de um, depois dois, e até três pr'a mais córnios! A mágoa deságua aqui...para filtrar. Chove, venta, troveja dentro de mim! Relâmpagos na escrita que ousa escrever o que nem deve, mas ousada insiste....RAIOS! CABRÚM!!!!!!! Tem corpo de mulher que não aguenta, não filtra, sucumbe.  Haja pâncreas. Mas o efeito boommerang vem. O que vai, volta!  Engana, mas a consciência não dorme, nem se deixa relaxar....zumbe nos ouvidos....zu

2022-

Ainda dá tempo? Janeiro veio feito um vendaval! Virei o ano na varanda de casa... Foi tudo muito insólito e desafiador pr'a mim. Família por Bertioga, Deda com sogro no Hospital, e eu com filha prestes a viajar! Sua primeira viagem internacional tão aguardada! Esperamos 2020, 2021! Eis que 02/01 ela embarcava. Meu coração como fica? Graças a Deus, o sonho se concretizou! Não importa se o sonho da Mãe, o que importa é que a filha amou e abriu horizontes! Foi tudo muito lindo, até a data do seu aniversário de 17 anos, em 14/01, comemorou na Disney! Melhor não poderia ser! E nada deu ruim. Foi perfeito! Aprendi a confiar mais e mais em Deus, nosso todo poderoso,que comanda, e diz se sim ou não! Deus é bom! Nada é como queremos. Tudo se ELE permitir. E aprendi a lição de confiar e ser obediente. Ando tão mais leve com minhas verdades que preciso sempre dizer: NADA COMO DEITAR EM PAZ! Com consciência tranquila e sem tormentas de relações tóxicas! Só tive malucos e frouxos em minha vid